sábado, 13/08/2022

Início Mundo Merkel consegue formar coalizão para um 4º mandato após 5 meses de...

Merkel consegue formar coalizão para um 4º mandato após 5 meses de indefinição

Filiados do Partido Social-Democrata (SPD) da Alemanha aprovam acordo de coalizão com a União Social Cristã (CSU) e a União Democrata Cristã (CDU), partido de Angela Merkel, garantiram um quarto mandato à primeira-ministra e encerraram meses de indefinição no país.

O anúncio foi feito após um processo de consulta aos 463 mil filiados do SPD, que tiveram duas semanas para informar por carta se aceitavam o acordo de coalizão fechado pela liderança do partido com os líderes da CDU e da CSU.

A votação se encerrou na sexta-feira (2) e o resultado foi divulgado neste domingo (4).

Esta é a terceira vez que o SPD participa de uma coalizão de governo de Angela Merkel (as outras foram as das legislaturas de 2005-2009 e 2013-2017. Na de 2009-2013 a chanceler alemã governou com apoio do Partido Liberal.

Meses de indefinição

A Alemanha nunca tinha ficado tanto tempo sem governo após uma eleição parlamentar. O pleito foi realizado no fim de setembro, e desde então Merkel tem tentado formar um novo governo – enquanto isso continuou no poder interinamente.

Inicialmente, Merkel tentou formar uma coalizão “Jamaica”, com os liberais e o Partido Verde, mas as negociações fracassaram. O premiê então se voltou para os social-democratas, que na noite da eleição anunciaram que iriam para a oposição e não participariam de um quarto governo Merkel.

Quando o SPD passou a negociar um governo, a mudança não foi bem recebida pela base, que preferia ser oposição. Mas, após um amplo debate interno, o partido optou por continuar na situação.

Fonte:G1-Bahia

WHATSAPP DO GIRO BAHIA: 73 98228-7716
Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é importante.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Publicidade

Curta nossa Página

 

 

Últimas Notícias

Cantor Zelito Miranda morre aos 66 anos devido a problemas pulmonares

O cantor Zelito Miranda morreu na madrugada desta sexta-feira, 12 de agosto, em Salvador. Ele, que tinha 66 anos, estava em casa com a...

Hospital Regional de Eunápolis registra mais um mês de alta nos atendimentos

Visando atender a alta demanda de pacientes no Hospital Regional de Eunápolis, como os mais de 8.400 atendimentos registrados em julho, a gestão municipal...

Prefeita Cordélia Torres vistoria pavimentação de ruas nos bairros Pequi e Urbis II

A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, vistoriou nesta quinta-feira (11) o andamento dos serviços que estão transformando a realidade da infraestrutura urbana do município,...

Prefeita entrega mais de 170 tabletspara modernizar trabalho dos agentes comunitários de saúde

Dentre uma série de benefícios que vem sendo concedida aos agentes comunitários de saúde, mais uma conquista foi garantida pela gestão municipal na manhã...