segunda-feira, 01/03/2021
Início Destaque Médico Dr Julio Cesar de Itabela é referência no tratamento a casos...

Médico Dr Julio Cesar de Itabela é referência no tratamento a casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Médico Dr. Julio Cesar, diretor do Hospital Municipal Frei Ricardo, em Itabela, tornou-se referência no tratamento de pacientes infectados pela Covid-19 e hoje é um dos médicos de referência do novo modelo de tratamento precoce da doença e que tem dado certo, em todo o Brasil.

Além de cuidar dos pacientes com o coronavírus, no hospital municipal com poucas condições de trabalho, por se tratar de um hospital de uma cidade pequena e com poucos equipamentos para realizar exames, o médico seguiu desde do começo o protocolo usado pela medica Dra Raissa Soares, um protocolo desenvolvido após vários estudos com o objetivo de encontrar uma maneira de diminuir a propagação da Covid-19 ou evitar que ela chegue no estágio mais grave.

Desde março, o médico Dr. Julio Cesar, desta unidade hospitalar já internou ou atendeu um total de mais de 350 pacientes, sendo acometidos pela doença. Além disso, houve 99, % recuperações e infelizmente 3 óbitos causados pela doença internado no hospital.

“Hoje, Dr. Julio Cesar, destaca-se no tratamento da Covid-19 e tem um dos menores índices de óbitos, graças à sua competência técnica, e seguindo protocolos de médicos de excelência como Dra, Raissa Soares.

O médico tem sido referência por atender e cuidar de pacientes em um hospital de poucas estruturas em comparação aos hospitais de referências.  No pico da doença o profissional por várias vezes, teve que cuidar de pacientes em estado grave, por vários dias internados até conseguir a transferência do paciente para hospitais de referência. Logo no começo ele teve que improvisar local de internação isolada a fim de evitar a contaminação.

Segundo ele, por lesionar os pulmões, a tomografia é um exame essencial nos pacientes com suspeita do novo coronavírus. De março até o final de julho, foram realizadas um grande número de tomografias de tórax. Como o hospital não possui o aparelho, o médico levava seus pacientes para fazer o exame nas cidades de Itamaraju ou em Eunápolis. “Era um risco grande, para isso contamos com bons profissionais na área, técnicos e enfermeiros que nos ajudou muito na realização destes procedimentos”, conta

De acordo com Dr Julio, o hospital, desde quando a unidade se tornou um lugar de atendimentos de centenas de pacientes com coronavírus, ele teve que aumentar sua presença no hospital em dia e horário alternado ou conforme a demanda. “Foi feita a criação da triagem, organizando o fluxo de pacientes confirmados e suspeitos, bem como pacientes sem a doença o que ajudou muito no atendimento” conta.

“No começo foi muito complicado devido à falta de leitos, fizemos uma mudança estrutural, com a instalação de um hospital de campanha, ampliando a unidade, além de reorganizar o fluxo interno separando bem os pacientes com Covid-19 dos outros e tendo todo o cuidado para evitar infecções hospitalares”, explica.

Vendo a necessidade de prestar assistência aos pacientes, o médico adotou um método, que todos os pacientes que procuravam o hospital com as suspeitas da doença, imediato eram submetidos a exame de imagem e ao ter alta novamente eram examinados para avaliar a real situação dos pacientes pós-alta médica.

“Mesmo com a pandemia, as consultas continuaram ocorrendo e contabilizou um grande atendimento médico. Partos e cirurgias foram realizados normais no hospital de forma que não trouxe prejuízos aos pacientes “conclui Dr. Júlio Cesar.

“Hoje, eu não tenho dúvida que o tratamento precoce para os pacientes acometidos por COVID-19 é o melhor modelo para tratar a doença e deu certo em todo o país. Segundo ele, o tratamento deve iniciar assim que o paciente apresenta sintomas iniciais da doença, e a lista de medicamentos ofertados inclui Hidroxicloroquina, Azitromicina e Ivermectina, entre outros.

De acordo com Dr. Julio Cesar, muitos pacientes com convênios médicos e com boas condições financeiras, procuram o tratamento no simples hospital de Itabela, por reconhecerem que o atendimento dele é totalmente referenciado por grande infectologistas para o tratamento da Covid-19

Por: Redação

Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Publicidade

Curta nossa Página

 

 

Últimas Notícias

Aprovado plano de retomada às aulas, em Eunápolis

A prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria de Educação, (Seduc), obteve, na última quarta-feira, 24, aprovação junto ao Conselho Municipal de Educação (CME)...

Atacante John Kléber rescinde com a Ponte e assina com o Corinthians

O atacante John Kléber, de 21 anos, rescindiu contrato com a Ponte Preta e fechou com o Corinthians por duas temporadas. O jogador já...

Prefeitura reativa escritório da ADAB em Porto Seguro

O município de Porto Seguro contará com um escritório da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), que ficará instalado na Secretaria Municipal...

Eunápolis amplia horário do toque de recolher a partir do dia 22, até dia 28, horário é das 20 às 05h

A Prefeitura de Eunápolis decretou novo horário do toque de recolher. Agora, em vez de iniciar às 22h, a ação começa às 20h e...