domingo, 24/01/2021
Início Destaque Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta segunda-feira

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta segunda-feira

A primeira parcela do 13º salário, um dos principais benefícios trabalhistas do país, deve ser paga até esta segunda-feira (30). A partir desta terça (1º), o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 18 de dezembro.

Devido a pandemia da Covid-19, o 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio. A segunda foi depositada de 25 de maio a 5 de junho.

A legislação prevê o pagamento da gratificação natalina a aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício.

No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.

O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente.

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontada a gratificação se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

ALGO MUDOU COM A PANDEMIA?

De acordo com a reportagem da Agência Brasil, a situação dos trabalhadores com contrato suspenso ou com jornada reduzida com diminuição proporcional dos salários só foi definida no início de novembro. Para os contratos com jornada reduzida, o décimo terceiro e as férias devem ser pagos de forma integral.

No caso de suspensão de contratos, o período não trabalhado será descontado do décimo terceiro. No entanto, para manter a harmonia com a legislação, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro e será pago.

Os critérios para da gratificação nessas situações foram definidos por nota técnica editada pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia no início de novembro. Embora a nota técnica não tenha força de lei, equivale à interpretação da norma pelo governo e será levada em conta pelos auditores fiscais do trabalho nas fiscalizações das empresas.

FONTE: Giro de Notícias 

Whatsapp do GIRO BAHIA: (73) 98228-7716. Adicione nosso número e envie sua denúncia, relata para nós. Sua Denúncia será apurada pela nossa equipe de repórter. Sua colaboração de cidadania é muito importante

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Publicidade

Curta nossa Página

 

 

Últimas Notícias

Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela tem nova diretoria; José Wilis Grassi é eleito presidente

José Wilis Grassi – novo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela ITABELA – 2021 é ano de eleição no Sindicato dos Produtores Rurais...

Artistas e produtores culturais de Eunápolis recebem pagamento da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria municipal de Finanças, realizou, ontem, 20, o pagamento do benefício de auxílio emergencial para cerca de...

Prefeitura de Eunápolis se reúne com sindicatos de servidores municipais

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria municipal de Administração, reuniu-se, ontem, 20, com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das...

VEREADOR GIANCARLOS (PROS) EM DEFESA DOS DISTRITOS DE MONTE PASCOAL E MONTINHO COBRA MAIS ATENÇÃO NA SEGURAÇA PÚBLICA

Nesta quinta-feira (21), o Vereador Giancarlos (PROS), entrega um ofício o secretário de administração, Asarias Silva de Souza, em pedido oficialmente, em atenção da...